Definir meme como conceito vai muito mais para além da significação que hoje lhe damos. Os bonequinhos com caras estúpidas, ao qual apetece ver só mais um, que tem a piada que lhe quisermos dar, mas que muitas vezes se identificam com situações reais do dia-a-dia e que nos enchem de cumplicidade pelas suas ideias. Os memes irritam, como irritam muitos anúncios ou as músicas que achamos tão estúpidas que nos ficam na cabeça e que quando reparamos as estamos a cantar o dia inteiro. É este fenómeno,como fenómenos parecidos que nos foram acompanhando ao longo da nossa existência que se nos atravessa hoje no nosso contemporâneo mundo das imagens frenéticas, com o qual já não poderíamos viver.

9f8444_1975820

Os memes da Internet são utilizados há algum tempo, e com uma pesquisa mais aprofundada padecem de algumas explicações que nos levam a querer que ainda não está no complexo imaginativo de todos. Uma ideia que se propaga pela Internet. Uma ideia que utiliza letras, imagens, hiperligações, onde as palavras muitas vezes são trocadas propositadamente e que possuem características que, para os mais atentos, se denotará logo à partida que estamos perante um meme da Internet. São facilmente difundidos pelas nossas redes sociais, correio electrónico ou em sites próprios utilizados como um meio de diversão, imaginação ou de fugir à realidade durante uns minutos, ou até mesmo horas. Actualmente existem mesmo bandas desenhadas com situações caricatas que nos deliciam o dia que vivemos.

Uma diversão ou um consolo ou simplesmente uma seca. Opiniões divergem. Mas não é só para passar o tempo que os memes existem. Na verdade, estes memes já foram muito utilizados na divulgação de serviços ou produtos, como forma de marketing.

notbad-640x355
O meme de Obama, conhecido como o Not Bad, surge a partir de uma foto tirada na visita do Presidente e da Primeira Dama dos Estados Unidos da América à Rainha de Inglaterra no Palácio de Buckingham. Este meme é usada como expressão de aprovação. Esta original expressão deu vida a um dos mais famosos memes actuais.
Outra das maiores particularidades que estes memes possuem, hoje em dia, é a utilização de figuras conhecidas publicamente para parodiar situações ou até a eles próprios. Jackie Chan, Obama, Freddy Mercury,…

Os memes são tão específicos que hoje podemos encontrar os mais variados personagens, com caras e características próprias associadas a cada situação e contextos em que se encontram. Hoje existe o Poker Face, o Forever Alone, Troll Face, entre muitos outros bonecos/situações que prometem ficar e adaptar-se às mais específicas situações de cada um de nós!
Os memes também já comportam espaços dedicados a si próprios. Exemplo disso é o memebase.com, totalmente centrado nestes ou outros variadíssimos blogs que se encontram com uma simples busca na internet, muitas vezes de língua inglesa e brasileira.

Um espaço com especial destaque, onde esta realidade ficcionada foi tão difundida é no já tão conhecido site 9gag completamente dedicado ao humor e às curiosidades da vida. Ora, sabendo que os memes da internet são hoje um grande instrumento de diversão, é obvio que aqui são estrelas do canal. No 9gag todos podem comentar (com possibilidade de partilha para o Facebook) e enviar os seus próprios memes, frases ou fotografias – um autêntico espaço de revolução comunicacional elevada ao extremo da ironia.

Gordon-Ramsay-Angry-Kitchen-UNDERCOOKED-CRAB-UNDER-THE-SEA
Até Gordon Ramsey já tem o seu próprio meme.

Em campo português também podemos contar com os memes e com piadas bem portuguesas. Basta ver, por exemplo no facebook/serportugues, as montagens que por lá se fazem e que qualquer um pode enviar. Aqui, qualquer um se ri com as ideias que por aqui passam – é sem dúvida um retrato muito fiel do típico português que vale a pena ser visto. Pelas faculdades que nos rodeiam também é possível assistir ao aumento deste fenómeno. Aqui ataca-se essencialmente os professores. Alunos sempre se uniram para criticar características dos seus mestres, e aqui encontra-se espaço aberto para a partilha. Basta ver os novos memes da Academia do Porto, ESAD ou do ISMAI. Mesmo não percebendo as piadas que lá se partilham é fácil denotar que o ambiente é cúmplice.

Memes da internet estão definitivamente na moda, gostando ou não deles, é impossível não haver algum tipo de contacto com estes desenhos. Quem navega pela internet sabe bem porquê. E enquanto alguns continuarem a achar graça não há quem os demova…

Redatora: Mariana Ribeiro