editorial

MAIO FOI SEM DÚVIDA UM MÊS DE EMOÇÕES, DE NOVOS PROJETOS E DE MUITO TRABALHO. COMEÇÁMOS O MÊS LOGO EM GRANDE E LEVÁMOS OS MANIAKS AO TOPO DA ESTAÇÃO DO METRO DA TRINDADE, ONDE O GARE PORTO E A BLOOP ORGANIZAVAM UMA MATINÉ COMO NUNCA FOI VISTA PELA INVICTA! PERANTE MILHARES DE FESTEIROS PINTARAM-NOS UMA TELA GIGANTE. O CHÃO ATÉ ABANOU! FOI SEM DÚVIDA UMA TARDE DE BOA DISPOSIÇÃO, BOA MÚSICA, MUITA ARTE E COM OS PÉS SEMPRE A DANÇAR. E COMO DIZEMOS QUE A ARTE É PARA TODOS, TAMBÉM ESTE MÊS FOMOS ATÉ À UNIVERSIDADE PORTUCALENSE, QUE AGORA SE AVENTURA PELOS CURSOS DE ARTES PELA PRIMEIRA VEZ, E ENTÃO CHAMOU PELOS IDIOTAS PARA AJUDAREM NA FESTA. INSPIRADOS POR UM DOS NOSSOS COLETIVOS PREFERIDOS, OS BOAMISTURA E O MURAL QUE FIZERAM NA ARGÉLIA, LEVAMOS UMA TELA COM MAIS DE 5 METROS E CONVIDAMOS TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES A DESENHAREM, ESCREVEREM, RISCAREM, A FAZEREM O QUE BEM ENTENDESSEM. E USANDO ESSA TELA COMO O FUNDO DAS LETRAS, ESCREVEMOS: UPT + CRIATIVA. ESPEREMOS QUE SIM.

MAS COMO NEM TUDO FOI FÁCIL, E AS HISTÓRIAS MAIS DOLOROSAS SÃO AS QUE, COM O PASSAR DO TEMPO, SE TORNAM AS MAIS ENGRAÇADAS, O NOSSO MAIOR PROJETO DESTE MÊS FOI A STREET IDIOT, QUE CONSISTE NUM PACOTE ONDE OFERECEMOS, EM FORMATO A2, A CAPA DA IDIOT DO RESPETIVO MÊS, E UMA DATA DE DESCONTOS E BRINDES. MAS COMO NEM TUDO CORRE COMO SE ESPERA, QUANDO FOMOS À GRÁFICA LEVANTAR O TRABALHO, SEXTA FEIRA, NO DIA ANTERIOR A LANÇARMOS ESTE NOVO PROJETO NAS INAUGURAÇÕES SIMULTÂNEAS NO CENTRO COMERCIAL BOMBARDA, A HISTORIA ERA OUTRA… O IMPRESSOR DA GRÁFICA TIVERA QUE SER OPERADO DE URGÊNCIA, O DONO DA GRÁFICA – ONDE AQUI FICA O AGRADECIMENTO AO GRANDE QUINTAS! – NA MELHOR DAS INTENÇÕES, FEZ OS POSSÍVEIS PARA TER O TRABALHO PRONTO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.

E ASSIM FOI: ÀS 00H TÍNHAMOS O TRABALHO EM MÃOS: 2000 CARTAZES POR DOBRAR, ENVELOPES, E VÁRIAS PUBLICIDADES E DESCONTOS. VALERAM OS MUITOS ANOS DE AULAS DE E.V.T., OFICINA DE ARTES E MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA, POIS FOI UMA NOITADA INTEIRA A DOBRAR CARTAZES, MAIS JUNTAR AS PUBLICIDADES, E METER TUDO NO ENVELOPE A5 CARINHOSAMENTE ILUSTRADO PELOS MANIAKS. MAS QUANDO SE CHEGA AO FIM E SE OLHA PARA TRÁS, O RESULTADO FOI O MAIS IMPORTANTE, E TEMOS ORGULHO EM SABER QUE TODOS PODEM TER UM CARTAZ DA IDIOT EM CASA. CASO NÃO TENHAS PASSADO POR BOMBARDA, OU ENCONTRADO UMA AÇÃO DE PROMOÇÃO DA STREET IDIOT, PODES SEM PRE LEVANTAR A TUA NA PARA SEMPRE TATTOOS, NA AVENIDA BRASIL, FOZ; DEDICATED STORE, EM CEDOFEITA OU NA DANCEPLANET DE GAIA.

APROVEITAMOS TAMBÉM ESTA EDIÇÃO PARA APRESENTAR O MAIOR PROJETO QUE TIVEMOS EM MÃOS ATÉ AGORA: EM CO-PRODUÇÃO COM MAIS 3 PROMOTORAS DE EVENTOS, A IDIOT ESTÁ A ORGANIZAR O RESISTANCE, FESTIVAL QUE ORGULHOSAMENTE SE APRESENTA COMO O PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICA E CULTURA URBANA DO PORTO, E QUE PRETENDE NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO, SE TORNAR UMA REFERÊNCIA NA CULTURA URBANA EUROPEIA, E JÁ QUE SOMOS UM POUCO MEGALÓMANOS, QUEM SABE, DO MUNDO?

Texto: Nuno Dias