O NOME NÃO ENGANA, NEM TÃO POUCO DEIXA MARGEM PARA DUVIDAS, LJLOUNGE AKA LYSERGIC JOY LOUNGE É UM PROJECTO COOL LOUNGE E COM VÁRIAS FUSÕES QUE DÃO VIDA A MELODIAS TÃO PARTICULARES QUANTO ESPECIAIS.

musica_um

Joy mergulhou neste projecto em 2008, e foi nesse mesmo ano que saiu a primeira versão do Vídeo Clip no Porto, criado por Miguel Januário e Paulo Castilho da Uptown.

Um ano depois, em 2009 temos então a edição do EP, e em 2011 o álbum salta para os principais sites de venda como o ITunes, Amazon, Nokia, entre outros. O formato físico vem em 2012 com a edição de “Oporto Urban Chill “ em CD e DVD. O álbum foi gravado e masterizado no Boom Studio (actual estúdio do Pedro Abrunhosa) pelo João Bessa. E acontece assim a materialização de 4 anos de processo criativo, gravação e edição.

Todas as músicas foram compostas e tocadas por si, excepto a musica “Cocoon” em que a sua criação teve a ajuda do Pedro Aguiar.

Joy é um fã assumido de música electrónica, mas ouve literalmente todos os estilos de música. “ E de forma alguma replico por prazer quase todo o tipo de música também.”- Diz-nos.

No que toca a influências, as mesmas tornam-se óbvias quando falamos com ele ou ouvimos as suas criações, tais como: Kruder&Dorfmeiter, Thievery corporation, Massive Attack ou Zero. Depois há aquelas que podem ser menos obvias, mas estão lá, como : Rene Aubri , heitor villa lobos ou Da Damn Phreak Noize Phunk.

Quando falamos de instrumentos é fácil de perceber que a menina dos seus olhos se chama Guitarra Clássica. “ Sou apaixonado pelo som, pela vibração, pela forma como se envolve a guitarra no corpo. Daí a presença forte da guitarra no álbum.” – Acaba por confessar-me com um evidente brilho nos olhos.

Como o nome diz, este é um álbum dedicado à cidade do Porto. Primeiro porque foi onde nasceu, e depois foi no Porto que viveu a maior parte dos momentos que inspiraram o processo criativo do álbum.
Para além da sua cidade o autor inspira-se no dia-a-dia, nas pessoas, no urbanismo da natureza e como não podia deixar de ser na música que “consome” diariamente.

A criação musical é também para si uma forma de retratar e muitas vezes superar emoções e momentos da sua própria pele.

Como referi acima, esta é uma obra de fusões múltiplas que vão desde o Chill out ao House passando pela Acid music e Drum&Bass até à música erudita e experimental. Temos aqui uma mistura arrebatada, quase ardente, do electrónico com o acústico. E sentimo-lo de forma espontânea, quase transversal, nas sonoridades ambientais que são acompanhadas por instrumentos acústicos. Então torna-se fácil que nos sintamos directamente “teleportados” para uma atmosfera forte, envolvente, relaxante e com uma certa dose de sedução .

Este é um projecto com vários artistas envolvidos , que o musico faz questão de mencionar como forma de agradecimento.
“ Lagoa, que participa na musica “Developing” tocando Didjiridu e percussões na maioria dos concertos LJLounge, juntamente com Gualter Monteiro e António Silva.

ExPeão dos Dealema participa na música “Quando a Chuva Cair”. Excelente musico e profissional com quem conto voltar a poder participar brevemente.

Marine dos Limbo, que era vocalista no meu anterior projecto com Pedro Aguiar, que para além de um grande amigo é também um grande compositor em expansão. A música “Cocoon” vem ainda desse projecto.
Eduardo Dias da companhia de Teatro Abelha Acrobática, acrescenta ao Álbum uma participação muito especial ao declamar um poema de uma forma muito própria e intimista na música “Sombra e Luz “, e por fim Rui Lourenço que participa nas músicas “Every Time” e “How your feeling” . “

Projecto actuais para além LJLounge:

Produção de temas House e Techno com DJ Yassine Peixoto (Joy&Yassine ) e também com os Freshkitos .
Produtor e Masterizador na Label portuguesa Filter&Pitch

Facebook