FacebookLinkedInTwitter

Em Setembro de 2015, o LAC – Laboratório de Actividades Criativas desenvolve a 5ª edição de ARTURb – Artistas Unidos em Residência.
ARTURb é um projeto único no Algarve que envolve alguns dos nomes mais importantes da arte urbana.
Este projeto é composto por um período de residência artística no LAC, seguida de uma exposição no mesmo local e de diversas intervenções de street art pela cidade de Lagos.

flamingo_ROA[1]
Flamingo, de ROA

Durante o período de residência os artistas têm toda a liberdade para desenvolver o seu trabalho no interior e exterior do espaço coletivo do LAC (antiga cadeia de Lagos) que está disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística.

dome
Dome
ARTURb é um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico nacional e internacional com base na presença participativa, na vivência e convivência local.
Este evento possibilita: a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte.
O objetivo do ARTURb é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos.

Com o desenvolvimento do ARTURb, a arte em Lagos, tem passado a estar patente ao virar da esquina, oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa de poder desfrutar de uma obra num espaço público, de ser estimulado e por vezes provocado.

Deste modo, a cidade tem vindo a ganhar testemunho físico e artístico, contando hoje com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo de arte urbana, bem como, ROA, BEZT, SAINER, C215, entre outros.
O LAC é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício, projectado por Cottinelli Telmo, e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento é um local com história fazendo parte integrante da cidade.
Construído com outros objectivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão/reclusão VS espaço de criatividade/ liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história.

bezt_METTING_A_GOD[1] (1)
Bezt Meeting a God

A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar
o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.
Desenvolve diversos projectos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência, ROOTS e KICK IN THE EYE.
Em 2012, inaugura a Galeria LAR, espaço de tertúlia e partilha nas diferentes vertentes artísticas. A Galeria é parte integrante do edifício destinado a alojar artistas integrados nas residências do LAC.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Secretário de Estado de Cultura/ Direcção Geral das Artes.


Para mais informações por favor contatar:
Email! || Tlm. +351 282 084 959 Tlm. +351 93 46 44 315
LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Rua Largo do Convento de Nossa Sra. Da Glória (antiga cadeia), 8600-660 Lagos
Quarta | Sábado: 14h00 às 19h00