DESENLATA – Festival de Arte Ilegal de Matosinhos, arranca com a sua primeira edição nos dias 3 e 4 de outubro de 2015. Tendo como foco principal a sua cidade natal – Matosinhos, surge da vontade dos jovens locais divulgarem e exportarem a arte e os artistas da sua cidade.

desenlata

Na segunda metade do séc. XX, a cidade assistiu à falência das suas fábricas conserveiras, dando origem a uma conjuntura urbanística única no que toca a património imobiliário industrial devoluto. Estas passaram a ser as “telas das novas gerações”, tornando assim Matosinhos um marco na história do graffiti nortenho.

Atualmente o plano de reconversão da zona industrial de Matosinhos ameaça esta realidade. O festival tem como objetivo consciencializar o público da importância destes edifícios para a identidade da cidade.

O festival divide-se em quatro eventos: no dia 3, workshop e jam de graffiti; no dia 4, tour fotográfico pelas antigas fábricas de conserva de Matosinhos, finalizando na exposição coletiva “De Matozinhos a MTS”.

Programa_EXPO
Programa_JAM
Programa_TOUR
Programa_WORKSHOP