00-1
00-2
00-3
00-4
00-5
00-6
00-7

Idiot Mag #00

Chamamos-lhe edição #00 porque pretende ser um objecto colecionável, algo que só mesmo os amantes da Idiot Mag têm, carinhosamente guardada para sempre. Tão especial como é, a ilustração ficou a cargo de uma das mais proeminentes artistas da atualidade eleita uma das 200 melhores ilustradoras do mundo pela prestigiada revista Lürzer Archive.

Na atualidade exploramos o “Estado de Guerra” vivido entra Israel e Palestina, mas em contraponto damos-te 9 razões para viver em 2015. Sobre o que se faz – e bem – por cá, visitamos o Walk & Talk e a Wool, já duas instituições de referência na arte urbana nacional.

Damos a conhecer algo que para muitos pode parecer uma utopia, a asexualidade, pois existe, e merece ser respeitada. Esta primeira edição mostra o que há de vir: muita música, cinema, series, fotografia e muitos, muitos projetos de valor que devias (e agora podes) conhecer.

Artista de Capa | Redator: Tish

Ana Aragão: Utopias e Labirintos

Para a nossa primeira edição impressa, lançámos o desafio a uma das mais proeminentes ilustradoras da actualidade e eleita como uma das melhores 200 do mundo pela prestigiada revista Lürzer’s Archive. Ana Aragão abre as hostes da nova etapa da Idiot e presenteia-nos com as suas ilustrações povoadas por elementos do saber.

ATUALIDADE

Atualidade | Estado de Guerra

A relação entre Israel e a Palestina sempre foi marcada por muitas divergências, mas a situação piorou em junho último, após a morte de três jovens israelitas que foram raptados na Cisjordânia. O governo de Israel acusou o Hamas (organização radical palestiniana que não reconhece a existência do estado de Israel e que tem o controlo da faixa de Gaza) pelas mortes e como retaliação, o exército israelita matou seis membros do Hamas. Em resposta, o grupo radical atacou os grandes centros populacionais de Israel, começando assim os bombardeamentos contra a região.
Redator: Ana Luisa Carvalho

Rotas | 9 Razões Para Viver em 2015

Eternos descontentes, este é o nosso momento! Por vezes a vida é uma seca e há dias em que não apanhar fila nos semáforos é por si só um evento digno de nota.
Entre uma sociedade que nos puxa à rotina e uma economia que nos pôs a dominar o universo das frações e números negativos, “saber apreciar as boas coisas da vida” soa a moralismo de algibeira. Não desesperem: a boa notícia é que a vida é madrasta mas nós somos bons filhos.
Redator: Mariana Vaz

CULTURA

Séries | The Coffee Shop Series

Relaxe, respire fundo e feche os olhos… Se não for o caso, imagine que está sentado num café. Qualquer café.
Qualquer café não, um café pequeno… Com música, e ao vivo de preferência. Um café pitoresco, daqueles em que o encontro com a cafeína é apenas um pretexto para conseguirmos pensar…
Está instalado? Agora pense…
O que não espera que aconteça?
Redator: Mariana Vaz

Cinema | Pink Flamingos

Atentando no QueerLisboa (Festival Internacional de Cinema Queer) – que este ano pela primeira vez se estendeu também ao Porto no mês passado – com a sua retrospectiva de John Waters: torna-se importante mencionar Pink Flamingos, um dos mais relevantes filmes de culto de temática queer.
Redator: Ricardo Branco

Fotografia | La Fouinographe

Da idílica Suíça, Aline Fournier traz-nos melancólicos registos das suas viagens pelo mundo. Fotografias da sua imaginação inquieta e selvagem curiosidade.

INTERVENÇÃO

Techné: Música

A democratização do processo criativo é um dos principais conceitos explorados no documentário Press Pause Play, de 2011, dos realizadores David Dworsky e Victor Köhler, onde estão reunidas as opiniões de diferentes artistas contemporâneos sobre o real impacto da tecnologia digital e, mais particularmente, da internet, nas diferentes esferas artísticas: a música, o cinema, a literatura, entre outros.
Redator: Tiago Moura

LGBT+ | Outra Cor no Arco-Íris: Assexualidade

“Cake is better than sex” é uma afirmação que pode causar estranheza a muitos; entre os assexuais, no entanto, trata-se de um lema que, num tom bem-humorado sublinha o seu desinteressa pelo ato sexual.
Redator: Carolina Hardcandy

Arte Urbana | A Change Is Gonna Come

Quantas vozes já não se fizeram ouvir sobre as possibilidades estéticas da street art e a multiplicidade de expressões artísticas que o conceito alberga? Mas se o homem foi feito à imagem de Deus e a mulher de uma costela do homem, o português foi desenhado a partir de um dos olhos de s. Tomé. O conceito do festival Walk & Talk Azores corrige esse defeito, transformando parte da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, num palco vivo para o que de melhor se faz no mundo da arte contemporânea.
Redator: Tiago Moura

Provoc’arte | Os Bustos da República

A República está velhinha. Celebra este ano 104 anos e confronta-se com problemas de imagem, tendo perdido, no andar da carruagem, o vigor da mulher jovial (de anjos teixeira) com os seus belos e intocáveis seios e a vitalidade irreverente com que foi sonhada.
Redator: Rui de Noronha Ozorio

TENDÊNCIAS

Arte Urbana | Wool

Enquanto o então Presidente da Câmara da segunda maior cidade do país gastava cerca de 150 mil euros na limpeza impiedosa dos malditos grafitos, que o mesmo caracterizava como uma mancha na paisagem e no turismo portuense, o projeto Wool apresentava-se como um agente revolucionário no modo como, enquanto sociedade, olhamos para a Street Art.
Redator: Tiago Moura

Música | Rock Psicadélico, Tainadas e “Ya Mans”

Já passavam das duas da tarde quando saímos do Porto. Um atraso aqui, um imprevisto ali e estavam trinta minutos perdidos.
O destino: Valada. Pequena freguesia do concelho do Cartaxo, que se situa ao lado do tejo. A pesca do sável e da enguia ocupa parte dos 821 valadenses. Porém, a grande maioria dedica-se à agricultura.
Redator: Nuno Di Rosso

Idiotas | Ser Idiota

Pelos próprios Idiotas: substantivo de dois géneros e adjetivo de dois géneros. Alguém que tem Ideias. Alguém que tem tantas Ideias, que forma um coletivo de ideias e arranja maneira, de forma pró-ativa, de as partilhar com outros Idiotas. Provocador, deseja quebrar limites e cânones sociais de forma reacionária e sarcástica.
Redator: Ana Meira

PROJETOS

Redator: Ana Catarina Ramalho
A idiot tem um novo espaço para ti. Vamos dar-te a conhecer novos projetos de empreendedorismo e inovação de jovens artistas do norte a sul do país.

Enviar Projeto


CONTRIBUIRAM PARA ESTA EDIÇÃO

Aline Fournier, Ana Aragão, Ana Catarina Ramalho, Ana Luísa Carvalho, Ana Meira, Ana Pouzada, Carolina Hardcandy, Elinga Noreikaité, João Cabral, Ligia Claro, Nuno Dias, Mariana Vaz, Nuno Di Rosso, Ricardo Branco, Rita Laranjeira, Rui de Noronha Ozorio, Telmo Moura, Tiago Moura, Tish.