capa_01
pg1_01
pg2_01
pg3_01
pg5_01
pg6_01

Idiot Mag #01

Aproveitamos a edição #01 para convidar um artista que já andávamos a namorar à muito tempo: Third. Do graffiti para a ilustração, usou a capa para mostrar a vida de um idiota. Neste número viajamos até Barcelona para conhecer a legalidade, benefícios e opiniões sobre o crescente número de clubes de fumadores de marijuana. Analisamos a nova idade que compreende a adolescência, e a fama nas redes sociais. Nesta edição além de idiotas somos, também, Charlie. Somos também translúcidos, falando da visibilidade e identidade trans e, no meio de muita fotografia, cinema, música e empreendedorismo (como já é costume), mostramos-te orgulhosamente um pouco de como foi a festa de lançamento da tua IDIOT (tanta animação era impossível enquadrar na objectiva de só uma máquina).

Artista de Capa | Redator: Tish

Third: “O que sou e o que faço devo a esta cidade”

“O meu estilo de desenho surge da concept art, no sentido em que gosto de criar novas personagens e ambientes. Para isso é preciso saber absorver a inspiração e retratá-la com as mesmas bases que definem o teu estilo. Neste momento, vou buscar a minha inspiração à ilustração, à anatomia, à escultura, ao surrealismo, à fotografia e às correntes mais clássicas. O que pretendo criar são novos mundos, novas percepções e conceitos.

ATUALIDADE

Atualidade | Apenas Precisamos de 15 Minutos

“In the future everybody will be world famous for fifteen minutes”. Em 1968, quando Andy Warhol apresenta a sua primeira exposição retrospetiva internacional no moderna Museer em Estocolmo, o catálogo da exposição continha a mais famosa apreciação do artista. Esta é a premissa que se transforma em introdução e conclusão da ideia exposta neste texto: hoje, já estamos no “futuro” de Warhol, em que qualquer pessoa é famosa, pelo menos uma vez na vida, durante um breve espaço de tempo”
Redator: Ana Meira

Atualidade | A Adolescência Agora Acaba Quando?

Estava eu a ler uma daquelas revistas dedicadas ao público feminino (aquela que é feliz no nome), quando me deparei com um pequeno artigo onde se falava da adolescência. Segundo o tal artigo, o período da adolescência agora vai até aos 25 anos, e não até aos anteriores 18 anos.
Redator: Ana Luísa Carvalho

Idiotas | A Fama dos Infames

Aquilo que em 2012 era apenas uma tentativa de autopromoção tornou-se, hoje, em algo que, enrolado, é pelo menos capaz de ameaçar a vida de pequenos insectos.
Saindo de detrás do ecrã, a Idiot Mag ri-se na cara do wi-fi e faz frente às mais abrangentes redes móveis. A primeira edição impressa em papel ecologicamente sustentável é o culminar de um projecto de auto publicação iniciado há 3 anos pelos designers João Cabral e Nuno Dias, que acabou por arrastá-los para uma longa e articulada viagem através dos mais diversos cenários artísticos e culturais.
Redator: Mariana Vaz

CULTURA

Intervenção | 365 Decisões Ou Menos

“Quem é que decide que “o que lá vai, lá vai”? são as pessoas. Pessoas com perspetivas que lhes dão retrospetivas.”
Redator: Ana Meira

Cinema | Cavalo Dinheiro

Não foi à toa que antes da sua estreia em Portugal no passado Dezembro, Cavalo Dinheiro já figurava em várias listas como um dos melhores filmes de 2014. Pedro Costa retoma às longa-metragens para demarcar a sua posição como um dos mestres de cinema contemporâneo e celebrar assim o seu próprio cinema e a memória de um dos seus companheiros: Ventura.
Redator: Ricardo Branco

Fotografia | La Fouinographe

Da idílica Suíça, Aline Fournier traz-nos melancólicos registos das suas viagens pelo mundo. Fotografias da sua imaginação inquieta e selvagem curiosidade.

INTERVENÇÃO

Techné: Teatro

A certo momento na peça o guardião do rio, a personagem principal confessa ao espectador uma necessidade de contar histórias e de como é essa actividade que o obriga a passar o tempo, no marasmo da sua (in)existência. Na Palmilha Dentada, companhia de teatro portuense, padece-se dessa mesma condição – não conseguem ficar calados.
Redator: Tiago Moura

LGBT+ | Translúcido: Identidades e Visibilidades Trans

Alimentei, até há uns dias, a esperança de escrever um texto que celebrasse a aprovação do diploma sobre a adoção por casais homoparentais; a 21 de janeiro verifiquei que, mais uma vez, foi chumbada uma medida fundamental para o estabelecimento da tal igualdade que vem sido apregoada. Serve esta breve nota introdutória para salientar que, independentemente dos chumbos e das sabotagens, não esqueceremos o assunto nem baixaremos os braços. Felizmente, 2015 também já determinou uma conquista marcante para as lutas lgbt em Portugal: a alteração do código do trabalho que passa agora a incluir a categoria “identidade de género”, de modo a prevenir a discriminação contra indivíduos transgéneros e transexuais no contexto laboral.
Redator: Carolina Hardcandy

Intervenção | Clube de Fumo.BCN

No momento em que escrevo estas linhas não me recordo se éramos dois ou três convivas, nem sequer tenho a certeza de que tenha estado na realidade no La Mente em Barcelona. Sei que já estava frio na rua e o almoço tinha sido bem agradável.
Redator: Nuno Di Rosso

Provoc’arte | Je Suis Charlie

Já lá vão os tempos em que, na europa, andava tudo caladinho, com medo de soltar um ai contra o pensamento instalado à força, com receio de soltar um peidinho que cheirasse a enxofre nas almas mais conservadoras.
Redator: Rui de Noronha Ozorio

TENDÊNCIAS

Idiotas | Lançamento da Revista

Fotoreportagem da festa de lançamento da primeira edição impressa da Idiot Mag no Silo Auto – Porto.

Música | Discos

3 Ep’s do mundo da electrónica escolhidos a dedo por Nuno Di Rosso.
Redator: Nuno Di Rosso

PROJETOS

Redator: Ana Catarina Ramalho
A idiot tem um novo espaço para ti. Vamos dar-te a conhecer novos projetos de empreendedorismo e inovação de jovens artistas do norte a sul do país.

Enviar Projeto


CONTRIBUIRAM PARA ESTA EDIÇÃO

Aline Fournier, Ana Aragão, Ana Catarina Ramalho, Ana Luísa Carvalho, Ana Meira, Ana Pouzada, Carolina Hardcandy, Catarina Moreno, Elinga Noreikaité, João Cabral, Julie Leite, Ligia Claro, Nuno Dias, Mariana Vaz, Nuno Di Rosso, Ricardo Branco, Rui de Noronha Ozorio, Telmo Moura, Tiago Moura, Third, Tish.