1
3
4
7
6
5
2

Idiot Mag #03

Na Edição #03 da Idiot Mag, a capa ficou a cargo do artista Frederico Draw, do Colectivo RUA, que prontamente aceitou o desafio de representar Jeff Mills, o mago do techno, entrevistado especialmente pelo DJ da casa, Nuno Di Rosso, para esta edição. Seguimos rumo a vários temas, entre a nova moda do Air DND, o veganismo pelo planeta fora, abordamos dois dos grupos mais emergentes do norte de breakdance, mas não esquecemos temas tão pertinentes como o feminismo, o estado do cinema português – agora – sem Manoel de Oliveira, como o próprio desemprego e a ordem de despejo dos que decidem os destinos de Portugal. Temos espaço para festas (e que festa!) com a celebração dos 10 anos de Neopop, projetos de jovens empreendedores, isto tudo em 365 dias de orgulho.

Artista de Capa | Redator: Mariana Vaz

Frederico Draw: A ARTE NO OLHO DA RUA

Dentro do movimento da arte urbana, Frederico Campos, ou Draw , é conhecido pelo cunho pessoal com que através de olhares cinzentos e penetrantes nos põe literalmente a dar de caras com as ruas.
Desde cedo que a arte o cativa e, a julgar pelas evidências, também as paredes o fazem. Um olhar mais atento ao seu percurso enquanto arquitecto e artista visual revela o que tudo indica ser uma boa extrapolação de duas antigas paixões: artes plásticas e arquitectura.

ATUALIDADE

Atualidade | The End

Manoel de Oliveira morreu em 2015. Um dos mais consgrados e prolíficos realizadores da história do cinema morreu este ano. Um dos maiores tesouros da cultura nacional e, sem sombra de dúvida, o nosso expoente na arte cinematográfica nasceu no Porto. Deixemos o sabor amargo desta ironia assentar, porque ele deve estar presente em todas estas linhas. Na verdade, a seguir ao anúncio da morte de Manoel de Oliveira, a notícia mais relevante (e entendamos relevante como partilhada no facebook) foi a reabertura do Estúdio 111, na rua 31 de janeiro (quem sabe do que estou a falar poderá sentir um novo travo amargo da ironia neste facto).
Redator: Tiago Moura

Atualidade | As Casas Onde Se Sente Em Casa

No dia que entregas a cópia da chave da tua casa a um viajante, desconhecido, aventureiro ou talvez futuro amigo, abres muito mais que a porta da tua casa. Abres uma nova experiência… A de partilhar.
Redator: Julie Leite

CULTURA

MÚSICA | Entrevista a Jeff Mills

Pioneiro da música electrónica, divulgador musical de excelência, figura de proa da segunda geração do techno de Detroit, activista sonoro, criador de possíveis futuros, experimentalista nato, um homem concentrado no seu trabalho, na sua missão de levar a sua música a todos os cantos do mundo. Jeff Mills é tudo isto.
Falámos com ele sobre diversos assuntos, aquando da sua última passagem por Lisboa, e agora que se prepara para visitar o Porto em duas ocasiões diferentes, Junho no Gare e Julho na Casa da Música.
 O nosso país, a urgência do seu trabalho, e a ficção científica, foram alguns dos temas abordados por The Wizard, nesta entrevista exclusiva para a Idiot.
Redator: Nuno Di Rosso

DISCOS

3 Ep’s do mundo da electrónica escolhidos a dedo por Nuno Di Rosso.

Redator: Nuno Di Rosso

CINEMA

o passado mês de maio, numa parceria com o colóquio Escrever nas Margens (que decorreu no Maus Hábitos ao longo de todo o mês) a milímetro exibiu no cinema Passos Manuel no dia 21 e 28 de maio os filmes Odete e Morrer Como um Homem, respetivamente, de João Pedro Rodrigues. Estes filmes enquadram-se no programa do colóquio que está subordinado ao tema LGBT+ e permitem pensar o cinema português num contexto de cultura queer.
Redator: Ricardo Branco

FOTOGRAFIA | Lígia? Claro!

Deambulando à procura de uma identidade aromática e sensorial através do obturador. Uma caminhada onde o importante não é o ponto de chegada mas sim cada passo dado, onde o indefinido horizonte parece ser sempre mais perto do que realmente é. Pois ao virar de cada esquina vamos destapando o ténue véu desta cidade. O caminho é meu, é nosso. A estrada deste Porto de abrigo é longa e admiravelmente grandiosa aos meus olhos.

INTERVENÇÃO

INTERVENÇÃO | BAGAÇA!

Afirmar que nos últimos meses assistimos a uma reviravolta no modo como, enquanto sociedade, olhamos para os tópicos que formam os estudos feministas é, deveras, pouco. É pouco não só por não espelhar as diferentes maneiras como a nossa sensibilidade cresceu para todas estas questões, mas é pouco para o que ainda tem de mudar no nosso entendimento do problema.
Redator: Tiago Moura

LGBT+ | 365 Dias de Orgulho

Não é por acaso que o mês de junho é conhecido como “o mês do orgulho”: a 28 de junho de 1969 começavam os motins de Stonewall, marco incontornável na luta e na história lgbt. Durante uma rusga policial ao bar de Nova Iorque – algo que era habitual nos espaços frequentados por público não-heteronormativo – a violência promovida pelos agentes da autoridade encontrou resposta por parte de quem já se fartara de ser alvo de preconceitos, agressões e humilhações. Armadas dos objetos que tinham à mão (como garrafas, pedras, etc) e de uma enorme dose de coragem, as pessoas que estavam no bar iniciaram uma batalha contra a força policial que durou quatro noites. Consolidava-se, assim, uma onda de visibilidade e resistência à exclusão sistémica que estava já a ser construída nos dez anos antecedentes – lembremos que, a partir de 1959, existem registos de vários protestos e piquetes nesse sentido.
Redator: Carolina Hardcandy

BREAKDANCE | Loud Crowd e Zoo Gang

Loud Crowd e Zoo Gang são duas crews de breakdance com algumas coisas em comum. São da Maia, levam o break muito a sério, e (talvez também por isso) não são adorados por muita gente. As principais diferenças
Loud Crowd só tem mulheres, cinco mulheres; e Zoo Gang só tem homens, uma batelada deles.
Redator: Leonor Figueiredo

PROVOC’ARTE | Sozinho com a Dita… Dura

Devo começar por dizer que adoro o meu país, e que, se pudesse, casava com ele e tinha montes de filhos de norte a sul e, claro, nas regiões autónomas. Não fico importado, nem com ciúmes do seu passado amoroso, que o Camões o tenha cantado só com um olho e que o pessoa o tivesse lembrado no meio de uma boa dose de ópio atrás da secretária, de onde nunca saía. Não preciso de me sentir inseguro pelo seu passado sexual, claramente pouco ortodoxo e nada protegido. É verdade e assumo publicamente este amor ardente que é ferida que dói e se sente sempre. Por mais que ele me rejeite e me peça para enviar cartas vibrantes para além das fronteiras, eu por cá fico a insistir, a insistir… numa espécie de masoquismo próprio de quem ama verdadeiramente.
Redator: Rui de Noronha Ozorio

TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS | Comedores de Paisagens

Imaginem se o Anthony Bourdain fosse vegan… e se ele fosse também português? E ainda se fosse uma mulher? Ok, esqueçam o Anthony Bourdain… Ana Mineiro é a nossa anfitriã do estilo de vida vegan à volta do mundo. Escritora, jornalista e cozinheira junta a esta trindade uma língua franca, descomprometida, opinatória e divertida. De facto, a língua é algo que trabalha muito nas suas viagens (e pelas melhores razões). O interesse pela culinária surge aliado ao veganismo e à vontade de consumir a cultura local no maior número possível de formas permitidas pelos sentidos.
Redator: Mariana Vaz

FESTIVAL | 10 Anos de NeoPop

Ano após ano a cidade de Viana do Castelo é invadida por milhares de seguidores da cultura electrónica que, ao longo de 3 dias de agosto, usufruem do mais relevante evento dedicado à música de dança em solo nacional. Por detrás deste feito está o neopop festival cuja décima edição se comemora este ano, apresentando um cartaz de inquestionável qualidade e abrindo-se à cidade que tão bem o acolhe.
Redator: Nuno Branco

IDIOT | Idiot Na Locomotiva

Prometemos e cumprimos. A festa de aniversário da Idiot foi de arromba. Se não foste, aqui ficam as fotos dos melhores momentos, na Locomotiva, no Porto!

PROJETOS

Redator: Ana Catarina Ramalho
A idiot tem um novo espaço para ti. Vamos dar-te a conhecer novos projetos de empreendedorismo e inovação de jovens artistas do norte a sul do país.

Enviar Projeto

CONTRIBUIRAM PARA ESTA EDIÇÃO

Afonso Alves, Agnė Vidutaitė, Alexandro Lavin, Ana Catarina Ramalho, Ana Meira, Ana Mineiros, Ana Pouzada, Anais Gomez , Andrea De Moura, Becas Branco, Bruno Reis, Carolina HardCandy, Elinga Noreikaitė, Emilis Urmanavičius, Frederico Draw, João Cabral, Julie Leite, Leonor Figueiredo, Lígia Claro, Mariana Vaz, Nuno Branco, Nuno Di Rosso, Nuno Dias, Pedro Costa, Ricardo Branco, Robert Ty, Rui de Noronha Ozório, Rusnė Šimulynaitė, Sofia Borba, Susana Luzir, Telmo Moura, Tiago Moura, Tish.