id1
id2
id6
id3
id4
id5

Idiot Mag #04

Na Edição #04 da Idiot Mag, entregamos a capa – e damos como mote ao artigo principal -à arte urbana no Porto e seus intervenientes, que como uma lufada de ar fresco, vêm no Porto – a nossa casa – uma nova tela em branco (ou mesmo cinzenta), um sítio para intervirem, um sítio onde exprimem a sua voz através de cores, traços, desenhos e mensagens subentendidas (ou não). Falamos ainda sobre o movimento “Slut Walk”, sobre género, sobre os ideais da brilhante cabeça de Angela Merkel, sobre os miúdos da Pop e sobre o que eles nos têm a dizer sobre identidade de género, cinema, música e arte, muita, muita arte.

Artigo de Capa | Redator: Mariana Vaz

Street Art no Porto

Cheia de cor e em constante frenesim, é este o novo Porto no qual todos os dias desembarcam cada vez mais turistas de dentro e fora do país. O que procuram vai muito para além do costumeiro roteiro Douro – Caves -Monumentos. As ruas ganharam texturas, aromas, melodias e carisma. Tudo isto porque finalmente os portuenses transportaram para a cidade anos de personalidade suprimida por dias chuvosos e paredes
de granito.

ATUALIDADE

Atualidade | YUCCIES

Quando Cady Heron se muda para um novo liceu, nos Estados Unidos da América, um dos primeiros dilemas que enfrenta é que lugar ocupar na cantina. Felizmente, conhece Janis e Damian que enumeram os diferentes grupos e cliques e onde Cady deve ou não ousar sentar-se. O filme Giras e Terríveis (Mean Girls), escrito por Tina Fey, marcou as camadas mais jovens do início do século XXI que, ainda hoje, citam as passagens mais célebres da película. E, tal como acontecia no início dos anos 2000, ainda hoje valorizamos essas etiquetas que, agora, aconselham outros comportamentos aparte de onde nos devemos ou não sentar.
Redator: Tiago Moura

Atualidade | Behind the Music

Nina Simone (e a sua música) é representada como uma personalidade perigosamente engagé com o movimento dos direitos civis, da década de 60, nos Estados Unidos da América. Kurt Cobain é pintado como um artista torturado, involuntariamente colocado numa posição de Messias para toda uma geração, nos anos 90. Amy Winehouse aparece como uma figura frágil e problemática, macerada pela pressão em seu torno. Três artistas distintos, com personalidades e objetivos diferentes, unidos pela ligação que tinham com a sua arte.
Redator: Tiago Moura

CULTURA

Uma Prenda do Português GodMess

Estou a sentir que nós lituanos, estamos a ficar para trás, por exemplo, dos portugueses. Arrisco–me a dizer talvez, em três anos. Lançamos a Idiot Mag Lituânia por acreditar que as mudanças progressivas em Portugal são também influenciadas por idiotas, com uma forte posição social e um papel activo. Certos acontecimentos que se sucederam na Lituânia, depois de convidar o ilustrador português GodMess a ilustrar a última edição da Idiot Mag Lituânia, transformaram as minhas suspeitas em factos.
Redator: Elinga Noreikeite

FOTOGRAFIA | Remmidemmi: Fallen Bodies

Temos o prazer de apresentar o artista italiano Giordiani.

INTERVENÇÃO

INTERVENÇÃO | Empreendedorismo

Devo confessar que sempre encarei o vocábulo com a mesma impaciência com que ouço, pela centésima vez, uma música que me persegue por toda a parte e que se torna, com o passar do tempo, insuportavelmente repetitiva. Sei que não estou sozinha nisto: já não há paciência para o discurso do empreendedorismo. Dito isto, confesso a minha própria surpresa ao tentar esboçar algumas considerações sobre o tema. O presente texto surge na sequência de uma conversa que se gerou no final de uma reunião da Idiot Mag, quando o João e o Nuno tentavam explicar-me, nuns quantos minutos, os malabarismos que fizeram e continuam a fazer diariamente para que a revista possa chegar aos seus leitores.
Redator: Carolina Hardcandy

LGBT+ | O Que Estão Os Miudos Ricos da Música a Dizer-nos Sobre O Género?

Quando há uns tempos os media foram completamente invadidos pela história do mediatismo instantâneo e de final feliz de Caitlyn Jenner e se tornou uma moda apoiar a causa – não houve tempo para pensar e refletir que a revolução já estava a ser construída muito antes deste fenómeno especifico e as massas deram por concluída e avançaram com as suas vidas. Já existia enraizado um pensamento sobre o género na cultura de massas que o público consumia sem se dar conta, talvez o maior exemplo disso será Miley Cyrus.
Redator: Ricardo Branco

INTERVENÇÃO | Meu Corpo, Minhas Regras

Um dos fenómenos mais naturalizados que serve de suporte a grande parte do domínio ainda exercido sobre a mulher e os seus comportamentos, é o chamado slut shaming, ou seja, a inferiorização e culpabilização da mulher que faz uso do seu corpo livremente, quer por ter uma sexualidade descomplexada, por ter vários parceiros sexuais, por ter sexo casual, até pela forma como age e se veste, enfim, por ir no sentido oposto ao conservadorismo e ao cumprimento do seu expectável comportamento de género. Foi o senso comum do slut shaming e da culpabilização da mulher em caso de violência, que fez com que em Toronto no Canadá, em 2011, um agente da polícia sugerisse que para se manterem seguras, “women should avoid dressing like sluts.”
Redator: Leonor Figueiredo

INTERVENÇÃO | O Nosso Amor, O Negócio De Merkel

Ora bem, o que é que a senhora Merkel diz sobre o casamento homossexual? O cosmos fica em pontas de pés para ouvir a opinião de tão relevante líder político mundial, não vá ela ser polémica ou contraditória. Ainda bem. Ainda bem que estamos de olhos postos em alguém que tem o poder de fazer estremecer contexturas. Então vamos lá ver o que é que a senhora anda a dizer sobre o tema. Ponto número um: a Chanceler Alemã, fervorosa cristã, acredita que existe uma grande diferença entre “casamento” e “uniões civis”.

PROVOC’ARTE | O Engraxador De Sapatos

Encontrei um tesouro que é uma fechadura, uma entrada sinuosa de uma qualquer chave especial, e há tantas, e que por magia, ou obra do acaso já desejado anteriormente, aparece luminosa de olhares, perfeitamente encaixada nas minhas mãos-em-concha.
O manual de construção exigia regras tão precisas que, para introduzir a chave foram precisas duas voltas e meia-azul-claríssimo.

Redator: Rui de Noronha Ozorio

TENDÊNCIAS

DISCOS

Seleção de 3 EP’s ligados ao mundo da música eletrónica.
Redator: Nuno Di Rosso

CINEMA

A crítica neste mês é dedicada ao filme “Love”, de Gaspar Noé.
Redator: Ricardo Branco

PROJETOS

Redator: Ana Catarina Ramalho
A idiot tem um novo espaço para ti. Vamos dar-te a conhecer novos projetos de empreendedorismo e inovação de jovens artistas do norte a sul do país.

Enviar Projeto

CONTRIBUIRAM PARA ESTA EDIÇÃO

Aline Fournier, Ana Catarina Ramalho, Ana Meira, Ana Pouzada, Bruno Reis, Carolina Hardcandy, Cláudia Melo, Elinga Noreikaite, Giordano, GodMess, José Lopes, Leonor Figueiredo, Lígia Claro, Mariana Vaz, João Cabral, Nuno Di Rosso, Nuno Dias, Ricardi Branco, Rui De Noronha Ozorio, Sofia Borba, Telmo Moura, Tiago Moura.